Viver vale a pena: a prevenção do suicídio e a promoção da paz

O Brasil, pátria do Evangelho, ocupa a oitava posição no ranking de suicídios em número absoluto. Índia, China e Estados Unidos estão no topo da lista. Cerca de 78% dos suicídios ocorrem em países de renda média e baixa. Os homens são os que mais se matam.

Quando paramos para refletir sobre esses números, percebemos que a falta de fé, sobretudo a fé na vida futura, leva as pessoas a tirarem a própria vida. Quando acreditamos que podemos mudar nossa realidade, seja ela qual for, temos forças para lutar por aquilo em que acreditamos. Do contrário, restam desilusões e frustrações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde as maiores causas do suicídio são a solidão, a depressão, o luto e as perdas afetivas, as dificuldades financeiras e profissionais, os problemas conjugais e os casos de bullying. Essas informações confirmam o que o Evangelho Segundo o Espiritismo já afirmava, na segunda metade do século XIX.

“A incredulidade, a simples dúvida quanto ao futuro, as ideias materialistas, em uma palavra, são os maiores estimulantes ao suicídio: geram a covardia moral”. E ainda nos revela o antídoto para esse mal: “aquele que crê sabe que a vida se prolonga indefinidamente além-túmulo, mas em condições bastante diversas; daí a paciência e a resignação que tão naturalmente afastam o pensamento do suicídio; daí, em resumo, a coragem moral.”

Outro dado extremamente preocupante apontado pela OMS é que apenas 28 países possuem estratégia nacional de combate à morte voluntária. E aí entra um papel fundamental das religiões, principalmente do Espiritismo: levar a mensagem de que viver vale a pena!

Essa é uma das propostas da Concafras Mundial, encontro de trabalhadores espíritas engajados em cultivar a cultura da paz. Uma caravana de amor e fraternidade que tem como objetivo a formação de trabalhadores voluntários para o enfrentamento das questões sociais que assolam o nosso planeta. O próximo congresso mundial será nos dias 5 a 7 de outubro de 2018, na cidade de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, Portugal.

Entre os cursos oferecidos estão a “Campanha de Prevenção ao Suicídio Camilo Castelo Branco” e “Vencendo a depressão”, inclusive para jovens de 12 e 13 anos. Temáticas que serão ministradas de forma teórica e prática para que os alunos vivenciem e possam levar para sua comunidade uma ferramenta eficaz de disseminar a valorização e preservação da vida.

Um mundo onde uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos não encontrou a paz. A verdadeira paz é capaz de manter a calma, a resignação e a resiliência diante das batalhas mais difíceis da vida, enquanto a falta dela permite que o caos se instale em nossos corações, confundindo as emoções e minando a esperança de um futuro melhor.

“As tribulações da vida são provas ou expiações. Felizes os que as suportam sem se queixar, porque serão recompensados! Infelizes, ao contrário, os que esperam uma saída nisso que, na sua impiedade, chamam de sorte ou acaso! A sorte ou acaso, para me servir de sua linguagem, podem de fato favorecê-los por um instante, mas somente para lhes fazer sentir mais tarde, e de maneira mais cruel, o vazio de suas palavras.” (Questão 946 de O Livro dos Espíritos).

Veja o ranking abaixo conforme a Organização Mundial de Saúde (dados retirados do site da OMS em maio de 2017):

Ranking absoluto (suicídios por ano):

1º – Índia (258 mil)
2º – China (120 mil)
3º – Estados Unidos (43 mil)
4º – Rússia (32 mil)
5º – Japão (29 mil)
6º – Coreia do Sul (18 mil)
7º – Paquistão (13 mil)
8º – Brasil (12 mil)
9º – Alemanha (11 mil)
10º – Bangladesh (10 mil)

Ranking percentual (Suicídios a cada 100 mil habitantes):

1) Sri Lanka (35,3)
2) Lituânia (32,7)
3) Coréia do Norte (32,0)
4) Guiana (29,0)
5) Mongólia (28,3)
6) Casaquistão (27,5)
7) Suriname (26,6)
8) Belarus (22,8)
9) Guiné Equatorial (22,6)
10) Polônia (22,3)

Média Mundia: 10,7
Média Américas: 9,6
Brasil: 6,3

Fontes:
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec. O Suicídio e a Loucura (item 14). Capítulo 5, “Bem-aventurados os aflitos”. Editora Auta de Souza. http://www.editoraautadesouza.com.br/evangelho-segundo-o-espiritismo–o—auta-de-souza/

O Livro dos Espíritos. Capítulo 6. Por Allan Kardec. Tradução de José Herculano Pires.

http://www.cartadesuicidio.com.br/dados-curiosos-suicidio-brasil-e-mundo/

http://www.cartadesuicidio.com.br/maiores-causas-de-suicidio-no-mundo/

https://www.prevencaosuicidio.blog.br/dadoshttp://www.cartadesuicidio.com.br/dados-curiosos-suicidio-brasil-e-mundo/

http://www.cartadesuicidio.com.br/maiores-causas-de-suicidio-no-mundo/

https://www.prevencaosuicidio.blog.br/dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.