Fé, esperança e caridade – virtudes que ajudam a construir um mundo melhor

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 19 “A fé transporta montanhas”, temos uma mensagem sobre fé, esperança e caridade. A mensagem de José, Espírito Protetor, Bordeaux, de 1862, enaltece a importância dessas virtudes.

Veja 6 frases que destacamos e a mensagem completa a seguir.

  • “A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa”;
  • “Divina inspiração, a fé desperta todos os nobres instintos que conduzem o ser humano ao bem”;
  • “seja vossa fé mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, porque a fé que não enfrenta o ridículo das pessoas, não é a verdadeira fé”;
  • “Tende, portanto, fé, com tudo o que ela possui de belo e bom, em sua pureza, em sua racionalidade”;
  • “Não admitais a fé sem exame, filha cega da cegueira”;
  • “Crede esperai, sem jamais desfalecer; os milagres são obra da fé”;

JOSÉ, Espírito Protetor, Bordeaux, 1862 (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

A fé, mãe da esperança e da caridade

11 – A fé, para ser proveitosa, deve ser ativa; não deve permanecer em letargia. Mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, incumbe-lhe velar atentamente pelo desenvolvimento das filhas que gera.

A esperança e a caridade são uma consequência da fé; essas três virtudes configuram uma trindade inseparável. Não é a fé que nos dá a esperança de vermos realizadas as promessas do Senhor? Com efeito, se não tiverdes fé, que esperareis? Não é a fé que dá o amor? De fato, se não tiverdes fé, que gratidão podereis manifestar e, por consequência, que amor?

Divina inspiração, a fé desperta todos os nobres instintos que conduzem o ser humano ao bem. É a base da regeneração. Portanto, é necessário que essa base seja forte e durável, porquanto, se a mínima dúvida vier abalá-la, em que se tornará o edifício que construístes sobre ela? Elevai, pois, esse edifício, sobre fundações inabaláveis; seja vossa fé mais forte que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, porque a fé que não enfrenta o ridículo das pessoas, não é a verdadeira fé.

A fé sincera é empolgante e se propaga entre as pessoas; transmite-se àquelas que não a têm, ou mesmo não a desejam ter; encontra as palavras persuasivas que penetram na alma, enquanto que a fé aparente possui apenas palavras sonoras que deixam frio e indiferente quem as ouve. Pregai pelo exemplo da vossa fé, para transmiti-la às pessoas; pregai pelo exemplo das vossas obras para lhes demonstrar o mérito da fé; pregai pela vossa esperança inabalável para lhes fazer ver a confiança que fortalece e proporciona condições de enfrentar todas as adversidades da vida.

Tende, portanto, fé, com tudo o que ela possui de belo e bom, em sua pureza, em sua racionalidade. Não admitais a fé sem exame, filha cega da cegueira. Amai a Deus, mas sabei por que O amais; crede em suas promessas, mas sabei por que acreditais nelas; segui nossos conselhos, mas compenetrai-vos do objetivo que vos mostramos e dos meios que vos trazemos para atingi-lo. Crede esperai, sem jamais desfalecer; os milagres são obra da fé. (José, Espírito protetor. Bordeaux, 1862).

Fé, Fraternidade e PAZ

Você pode participar de um grande encontro global sobre fé, fraternidade e paz.

A Concafras Mundial é um encontro global de promoção da PAZ. Seu objetivo é a formação de trabalhos voluntários para enfrentamento de questões sociais que assolam nosso planeta.

A Concafras Mundial desponta entre os grandes congressos espíritas internacionais como uma ação de intercâmbio entre todos que desejam trabalhar pela transformação do mundo, por meio de trabalhos que promovam valores como tolerância, empatia, solidariedade, fraternidade, fé, PAZ e AMOR.

Participe – A 3ª Concafras Mundial tem como tema central “Fraternidade construindo a paz entre os povos”. Será realizada de 5 a 7 de outubro, em Porto, Portugal. Inscreva-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.