Entre 5 e 7 de outubro deste ano, Porto irá se transformar na capital mundial da paz. Isso porque nesse período será realizada em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um encontro global pela promoção da paz e de valores e princípios a ela relacionados: a Concafras Mundial. Mas não é de hoje que o Porto se tem posicionando como uma referência no mundo. Confira algumas das singularidades dessa região que vem encantando o planeta e se consolidando como um dos melhores destinos turísticos dos últimos tempos.
Prepare-se para ficar maravilhado durante a 3ª Concafras Mundial em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, Portugal. De 5 a 7 de outubro de 2018. Um encontro global pela promoção da paz.
Voluntariado. Paz. Espiritismo. Amor em Ação.
O País – Porto é a cidade que deu nome a Portugal. O país, com toda a sua imponente história, gastronomia diversificada e aspectos culturais únicos, aliados ao baixo custo de vida, vem chamando atenção do mundo inteiro.
Em 2018, Portugal conquistou pela segunda vez consecutiva o prêmio de melhor destino europeu pelo World Travel Awards, o Oscar do turismo. As premiações que se acumulam mostram que Portugal dispõe de múltiplas atrações, com capacidade para agradar diferentes gostos e bolsos. Cidades tradicionais como Lisboa, Coimbra e o próprio Porto, somadas a regiões que despontam no gosto dos turistas como os parques de Sintra e do Gerês, o litoral do Algarve, as ondas de Nazaré e os encantos do Alentejo, têm surpreendido quem chega por ali.
História – A região do Porto é uma aula de história ao vivo e em nítidas cores. O centro histórico da cidade emociona só de olhar e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O coração de Porto conta com arquitetura de encher os olhos e uma gastronomia de dar água na boca. Ali você também pode encontrar uma das livrarias mais lindas do mundo, igrejas e monumentos que arrebatam. Uma caminhada por ali, nas ruelas e becos do Porto, sentindo o clima portuense, é experiência para se guardar para a vida toda.
O Rio Douro – As luzes do céu, o pôr do sol, os reflexos na água, enfim, a atmosfera local transforma o ambiente em uma paisagem dos sonhos. Passear de barco no Rio Douro (1) é o cenário ideal para quem quer se emocionar e, ao mesmo tempo, sentir um clima único de paz e encantamento. O Rio tem 897 km de comprimento e é o terceiro mais extenso da Península Ibérica. É cortado por pontes como a Ponte Luís I e tem a foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. O charme da região faz do Rio Douro um local mágico no norte de Portugal, dividindo e unindo Porto e Gaia em um cenário de tirar o fôlego.
Vila Nova de Gaia – é uma cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto, sendo um dos maiores municípios da região e do país. Em uma caminhada é possível se deparar com a antiga casa de ícones da literatura como Eça de Queiroz, ou espaços como o Mosteiro da Serra do Pilar, sem contar que com mais alguns passos é possível se deparar com a charmosíssima Capela do Senhor da Pedra, num rochedo batido pelo mar, na praia de Miramar.
Com museus, monumentos, teleférico, circuitos e muito mais, Vila Nova de Gaia é local para se explorar, contemplar e, sem dúvida, se transformar.
O povo – A cortesia do português é antiga conhecida dos turistas, mas de uns tempos pra cá, com o aumento na quantidade de gente de fora do país, as gentilezas e carisma do povo português têm encantado quem põe o pé na “terrinha”. Nos principais guias de viagens e premiações recebidas por Portugal e pela região do Porto, não faltam a menção ao papel da receptividade da gente local para fazer a estada do turista por ali ainda mais inesquecível.
Participe da 3ª Concafras Mundial – Pessoas do mundo inteiro reunidos em Porto, Portugal, para promover princípios e valores para a paz global. #Espiritismoamor #Concafrasglobal #Forglobalpeace #Voluntariado #Paznomundo
Mais lugares imperdíveis:
Parque da Cidade (Porto) – o maior parque urbano da cidade do Porto e de todo Portugal conta com 83 hectares de terreno e vai até o Oceano Atlântico. O parque possui um aquário, ciclovia e estacionamento para bicicletas, e uma das principais diversões de crianças e adultos e se admirar diante dos gansos.
Centro Português de Fotografia – O Centro Português de Fotografia está alojado num edifício senhorial, de 1796, que já funcionou como prisão. Após atravessar as robustas portas de ferro e entrar nas antigas celas da prisão, dá para observar interessantes exposições de fotografia. Mas a Prisão de Relação guarda impressões ainda mais especiais, já que ali ficou Camilo Castelo Branco, autor de Memórias do Cárcere, que ali ficou preso por adultério.
Palácio de Cristal – O local, que não é mais nem palácio nem de cristal, foi construído em 1865 e atualmente é um lugar de eventos esportivos. Mas os jardins continuam dando um show à parte. Abertos em 1860, os jardins seguem um estilo romântico e formam um todo composto por lago, fonte e uma biblioteca pública. Cada jardim tem um nome e temática, que mudam a cada estação. Dos jardins do Palácio de Cristal pode se ter uma vista deslumbrante da cidade e do Rio Douro.
Feira de Espinho – A apenas 20 km de distância do Porto, a Feira do Espinho é a maior feira da Península Ibérica. Uma feira ao ar livre que ocorre todas as segundas-feiras, das 7h às 19h, sendo um convite à caminhada e descobertas de sabores, cheiros e culturas incríveis.
Jardim do Morro – Localizado em Vila Nova de Gaia, o local leva a uma linda vista para a parte histórica do Porto, principalmente no pôr do sol e à noite. Uma construção de 1927 que se caracteriza como espaço ideal para uma caminhada, um piquenique ou para simplesmente se encantar com a vista da cidade, ao lado de um lago e da natureza, no sopé da Serra do Pilar.