Muita gente quer ser um agente da cultura de paz no mundo não é mesmo? Você é uma dessas pessoas? Se sim, veja 10 atitudes que todos podem adotar para ajudar a transformar a realidade global em um ambiente de fraternidade construindo a paz entre os povos [1].
1. Tenha empatia
Coloque-se no lugar do outro. Tente pensar no outro, a partir do lugar dele. Isso constrói uma realidade de mais fraternidade, respeito e tolerância. No fundo, a empatia tem como base aquele velho, mas sempre atual fundamento cristão: “Fazei aos outros tudo o que quereis que vos façam” [2]. Assim, ter empatia é pensar se fosse você na situação pela qual passa o outro, o que você faria?
2. Respeite as diferenças
Respeitar as diferenças é respeitar a humanidade. O ser humano é diferente e é isso que faz a singularidade de cada um, torna cada ser especial, único. O respeito tem muito a ver com a empatia e com o não julgamento, isto é com a indulgência [3]. Respeitar as diferenças traz paz e compreensão ao mundo e mostra a consciência de que todos somos igualmente filhos de Deus. A indulgência pede mais severidade ao olhar o próprio erro e mais indulgência com a fraqueza dos outros.
3. Seja otimista
Ser otimista, acreditar que as coisas vão melhorar, ter esperança na vida e nas pessoas não tem nada a ver com ficar parado, esperando. A esperança e a fé [4] devem ser ativas, movimentam aquilo que pode e confiam que tudo tem seu tempo e o seu porquê. Ver o copo meio cheio e não meio vazio é colocar as lentes do otimismo para enxergar a vida, tendo consciência que nada acontece por acaso. Enfim, ser otimista é ter fé raciocinada [5].
4. Inspire esperança
Para ajudar a construir a paz global, além de manter uma atitude positiva mesmo diante das adversidades da vida, você precisa também inspirar esperança. Isso significa que você vai dar a mão para aquele que ainda não conseguir levantar os olhos pro céu e se debruça ao chão, sentindo os pesos dos problemas nas costas. Uma conversa amiga, ouvir com atenção o outro, mostrar-se pronto para ajudar [6], a doação de bens materiais são algumas atitudes propositivas que podem ajudar os outros a persistirem na caminhada.
5. Busque a PAZ em sua casa
Buscar a paz em casa [7] é uma forma de manter um ponto de luz no mundo. O respeito entre pais e filhos e entre todos que convivem em um lar representam a base de uma sociedade mais igual e fraterna. Tiranos domésticos [8] podem, muitas vezes, se apresentar como pessoas de boa convivência fora de casa, mas passam a agressão física e verbal dentro do lar, o que mostra que a disciplina e policiamento das atitudes não tem hora nem lugar. Para melhorar o ambiente do seu lar, reserve um dia e horário fixos para um momento de estudo e diálogo sobre os ensinos de Jesus, com a realização do Culto do Evangelho no Lar [9], que promove limpeza e renovação de energias no ambiente doméstico.
6. Cultive sua PAZ interior
Procure encontrar a paz dentro de você. Conecte-se consigo mesmo e com a energia superior que há em você. Deus, essa inteligência suprema e causa primária de todas as coisas, habita em tudo e em todos e conectar-se com Ele nos faz mais fortes e mais resilientes, nos ajuda a nos manter em paz. A prece [10] e a meditação são recursos poderosos para o cultivo da paz interior e que podem ser aliados a terapias como o tratamento espiritual [11], o passe magnético [12] e a água fluidificada [13]. O estudo e a prática religiosa são também formas de buscar a paz íntima, assim como a reforma íntima [14], a arte, o esporte e as laborterapias.
7. Estude para a PAZ
Estudar para a paz significa a busca de uma leitura edificante, que eleve seu padrão mental para pensamentos e vibrações no campo do bem. A literatura espírita é rica em obras que oferecem um sustentáculo doutrinário, fortalecendo o espírito para enfrentar as tribulações do dia a dia. Além da leitura individual, uma excelente forma de instrução para a vida é o estudo sistemático da doutrina espírita [15]. Mais do que a ciência isoladamente, o Espiritismo promove uma aliança com a Religião e a Filosofia, oferecendo meios de compreensão dos fenômenos da vida e da morte, alargando o entendimento do que nos traz até aqui nesta existência.
8. Faça trabalho voluntário
Fazer trabalho voluntário é uma excelente forma de esquecer-se de si mesmo e doar-se, sem esperar nada em troca. Muitas dores, dificuldades e vazios enfrentados no dia a dia dão lugar a um preenchimento que nada substitui: a alegria de fazer o bem. As grandes almas da humanidade, em diversas épocas, lugares e instâncias humanas, deixaram suas marcas para a PAZ no mundo por meio do trabalho com o próximo e tornaram-se exemplo para todos nós. Com o lema “Fora da Caridade não há salvação” [16], o Espiritismo explica que a fé deve estar aliada às obras para não ser uma fé morta e que sempre é tempo de começar, pois, se somos herdeiros do ontem, somos donos do nosso amanhã.
9. Seja melhor a cada dia
Quando falamos em construção da paz, ser melhor a cada dia não tem nada a ver com competição, vitórias e derrotas, como costumeiramente é tratado em ambientes profissionais. Ou melhor, a batalha existe sim, mas é consigo mesmo, vencer o “homem velho” que há em cada um de nós, conhecendo os nossos defeitos de forma mais transparente e esforçando-se por combatê-los. O objetivo de cada dia passa a ser tornar-se mais rígidos com nossos defeitos mais íntimos e mais indulgentes com o próximo, realizando uma verdadeira reforma íntima [17] a fim de tornar-se uma pessoa de bem [18].
10. Encontros pela PAZ
Reunir-se com pessoas que comungam dos mesmos ideais, que buscam a paz e trabalham por ela, é mais uma excelente forma de trabalhar pela PAZ global. Congressos, debates, encontros fraternos, confraternizações [19]são formas de unir aqueles que buscam a sintonia da paz. Em outubro deste ano, será realizado em Vila Nova de Gaia no distrito do Porto, em Portugal, a terceira edição da Concafras Mundial, um encontro global pela promoção da paz. Pessoas de todo o mundo estarão reunidos para estudar e praticar a paz nas suas diferentes formas, buscando contribuir na construção da paz entre os povos. Ficou interessado? Acesse www.concafrasmundial.com e saiba mais.
Por suas obras se reconhece o cristão – “Ne m todos os que dizem: Senhor! Senhor! entrarão nos reino dos Céus, mas só os que executam a vontade de meu Pai que está nos Céus”. (…) Será suficiente trajar a insígnia do Senhor para ser-lhe fiel servidor? Bastará pronunciar : “Sou cristão”, para que alguém seja um seguidor do Cristo? Procurai os verdadeiros cristãos e os reconhecereis por suas obras. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo 18 “Muitos os chamados, poucos os escolhidos” – item 16)
[12] Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.(Emmanuel. O consolador. Psicografado por Francisco Cândido Xavier. FEB. 18.ed., perg.98.). http://www.revistaautadesouza.com/index.php/artigos/O-Passe-auxilia-no-processo-de-cura. Vídeo “Passe – caridade ensinada por Jesus”: http://www.tvmundialdeespiritismo.com/programa.jsf?id=11640